Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/657
Título: Análise fotoelástica de próteses parciais removíveis de extremidade livre com a presença de um e dois pônticos
Autor(es): Silva, Mariana Pereira da
Meyer, Guilherme Andrade
Laganá, Dalva Cruz
Palavras-chave: Biomecânica
Prótese parcial removível
Análise do estresse dentário
Força compressiva
Data do documento: 2013
Resumo: Objetivo: Analisar através da fotoelasticidade, o comportamento do rebordo mandibular sob a base da prótese de extremidade livre com um e dois pônticos posicionados na região da sela. Metodologia: Foi confeccionado um modelo fotoelástico a partir de um manequim (Kavo, Alemanha) transformando-o em uma Classe I de Kennedy, modificação 2. Utilizando-se um polariscópio, foram analisadas as tensões geradas no modelo fotoelástico imerso em óleo mineral. Resultados: Observou-se maior concentração de tensão na distal do rebordo residual das próteses com dois pônticos, comparada com próteses contendo um pôntico. Conclusão: O aparelho protético com um pôntico promoveu melhor equilíbrio de forças mastigatórias entre os dentes pilares e o rebordo residual.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/657
Aparece nas coleções:Prótese Dentária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana Pereira da Silva.pdf517,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.