Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6683
Título: As consequências do uso do tabaco no periodonto: protocolo de abandono desse hábito
Autor(es): Cunha, Marília Silva
Palavras-chave: Tabaco
Doenças periodontais
Periodontite
Data do documento: 2019
Resumo: O consumo do tabaco é um hábito frequente em diversas populações. Considerado um problema de saúde pública, este pode acarretar diversas doenças. O tabagismo está na décima revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), no grupo dos transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substância psicoativa. Mata até a metade de seus usuários, porque os produtos do tabaco são feitos de materiais extremamente tóxicos. Esse hábito não é apenas a principal causa das doenças cardíacas e pulmonares, mas também um fator de risco para periodontite e outras doenças bucais. Tem um impacto significativo no nível do osso marginal podendo provocar perda óssea, consequêntemente, fumantes têm maior perda dentária do que não fumantes e por isso devem ser aconselhados a abandonar o tabaco. Sendo assim, os profissionais de Odontologia, são aptos para tratar os danos causados pelo tabaco aos tecidos de suporte periodontal e aptos a ajudar os pacientes na cessação do seu uso seguindo um protocolo que o auxilia nessa dificil tarefa de combater um vício tão prejudicial a sáude. O objetivo deste presente estudo é relacionar a influêcia do tabaco no periodonto, demonstrar seus danos e relatar um protocolo para os cirurgiões dentistas auxiliarem seus pacientes que fumam e desejam abandonar esse hábito. Nesta revisão de litertura foram utilizados bases de dados eletrônicas como PubMed, Lilacs, Bireme, Scielo e Google Acadêmico, com uma busca específica, foram encontrados mais de 100 artigos onde 41 artigos foram selecionados.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6683
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Marília Cunha.docx154,64 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.