Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6691
Título: Estética do sorriso através da utilização da toxina botulínica tipo A: relato de caso
Autor(es): SANTOS, Ellen Silva dos
Palavras-chave: Estética
Periodontia
Sorriso
Data do documento: 2022
Resumo: A busca incessante por padrões de beleza tem proporcionado uma supervalorização da aparência do indivíduo dentro da sociedade. Dentre as expressões faciais, o sorriso é a mais notável no ser humano, em vista disso, há o desejo de se obter a harmonia junto à função, saúde e estética dentárias. A interação correta entre dentes, lábios e gengiva caracterizam um sorriso esteticamente agradável. Ao sorriso máximo, a exposição da gengiva deve ser de até 3mm, ultrapassando este valor, o sorriso deixa de ser hamônico. A recessão gengival também desarmoniza o sorriso, pois há uma migração do tecido marginal em direção apical em relação a junção cemento-esmalte, deixando o dente com aspecto mais alongado e com exposição de porção radicular do dente. O objetivo deste trabalho foi reestabelecer a harmonia do sorriso através do relato de um caso clínico, onde a paciente apresentava como queixas principais o excesso de gengiva ao sorrir e hipersensibilidade dentinária nas unidades dentárias 1.3 e 1.4, que possuíam recessão gengival. Para a modulação dos músculos que elevam o lábio superior, foi utilizada a toxina botulínica tipo A. A intervenção terapêutica da recessão gengival, por sua vez, foi realizada com o enxerto de tecido conjuntivo subepitelial. O objetivo do presente trabalho foi atingido, pois a hiperatividade muscular da paciente, que apresentava 6mm de gengiva ao sorrir na região de caninos e 4mm na região de incisivos, foi temporariamente sanado, passando a exibir 3mm e 2mm respectivamente, e a hipersensibilidade dentinária resolvida com o recobrimento radicular.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6691
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELLEN SILVA DOS SANTOS.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.