Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6694
Título: Contribuição da medicina tradicional chinesa para o diagnóstico de diabetes mellitus
Autor(es): Oliveira, Ian Araújo
Palavras-chave: Medicina tradicional chinesa
Medicina integrativa
Diabetes mellitus
Data do documento: 2019
Resumo: A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) consiste numa racionalidade médica e prática integrativa de saúde oriunda de um conjunto de práticas e saberes milenares acerca do diagnóstico e terapia das desarmonias entre os sistemas do corpo humano e suas energias. O diagnóstico ocorre através de inspeções táteis e visuais, cujo objetivo é avaliar a função fisiológica e possíveis alterações patológicas dos órgãos internos. O Diabetes Mellitus (DM) consiste num distúrbio metabólico relacionado ao estado hiperglicêmico e aumenta o risco de morte prematura por complicações cardiovasculares. Na MTC, o DM é compreendido como uma disfunção do sistema Baço-Pâncreas que pode ser identificada por meio da inspeção do corpo da língua e de seu revestimento através principalmente da análise de sua cor, textura, movimento, formato e da presença, coloração e destruição de seu revestimento. Para esse estudo, foram selecionados artigos dos anos de 2009 a 2018 das bases de dados virtuais da BVS, MEDLINE, Elsevier, Capes, assim como livros e jornais especializados. O objetivo desse trabalho é verificar como a Medicina Tradicional Chinesa pode contribuir para a identificação de DM através da inspeção do corpo da língua e seu revestimento, demonstrar sua aplicabilidade clínica na odontologia para inclusão dessa prática ao conceito moderno de medicina integrativa.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6694
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ian Oliveira.doc185 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.