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Título: A psicologia do reforço positivo
Autor(es): Oliveira, Tamires Belas
Palavras-chave: Reforço
Comportamento infantil
Odontopediatria
Psicologia
Data do documento: 2019
Resumo: As técnicas de manejo comportamental são utilizadas para adaptar, acalmar e familiarizar as crianças com o consultório odontológico. Além disso, pretendem remover medos e traumas, sejam esses associados a experiências negativas prévias da própria criança ou dos pais e responsáveis. Dentre as técnicas de controle comportamental encontra-se a do reforço positivo, utilizada com o intuito de recompensar a criança pelo comportamento adequado durante o atendimento odontológico. Esse trabalho teve como objetivo realizar uma revisão de literatura discutida a qual busca identificar a importância do reforço positivo no atendimento odontológico. A busca de artigos foi realizada em bases de dados como Scielo e Pubmed, desde o ano 2001 até 2018. A literatura específica mostra que a compensação pode ser feita através de elogios, comunicação não-verbal ou até mesmo com objetos. Na Odontopediatria, pode ser empregada para qualquer idade, não apresentando nenhuma contraindicação, entretanto, deve-se atentar para que a técnica não funcione como um suborno.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6695
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