Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6696
Título: Displasia óssea poliostótica: relato de caso
Autor(es): ALMAS, Catarine Achy das
Palavras-chave: Displasia óssea poliostótica,
Diagnóstico
Exames radiográficos
Data do documento: 2022
Resumo: A displasia óssea é um distúrbio de natureza benigna e progressiva, de etiologia desconhecida, não neoplásico, que possui manifestações tumorais de crescimentos lento, substituindo tecido esponjoso da medula óssea normal por proliferação fibroblástica estruturalmente desorganizada. Essa condição pode estar presente em um único osso (Displasia Fibrosa Monostótica) ou em dois ou mais ossos sem continuidade (Displasia Fibrosa Poliostótica). O diagnóstico baseia-se na história médica do paciente, apresentação clínica, exames radiográficos revelando presença de imagem radiolúcida uni ou multilocular, com radiopacidade em diferentes graus de definição possuindo aspecto de “vidro fosco” ou “vidro despolido” e, quando necessário, exames histopatológicos. O trabalho realizado tem como objetivo relatar um caso de displasia óssea poliostótica em uma paciente de gênero feminino de 37 anos, demonstrando, a partir de imagens radiográficas, a importância desse tipo de exame para um correto diagnóstico desta patologia.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6696
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CATARINE ACHY DAS ALMAS.pdf955,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.