Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6698
Título: Manejo da hipersensibilidade dentinária
Autor(es): TAVARES, Luana de Souza
Palavras-chave: sensibilidade da dentina
dentina
terapia a laser
Data do documento: 2019
Resumo: A hipersensibilidade dentinária é definida como uma sensibilidade excessiva da dentina vital exposta a estímulos térmicos, químicos e táteis. A dor característica é de curta duração e aguda, perdurando somente durante a aplicação do estímulo. A teoria mais aceita para elucidar o mecanismo da transmissão da dor através da dentina é a “Teoria Hidrodinâmica” proposta por Brännström. Podendo ser originada por diversos fatores, a hipersensibilidade dentinária é mais observada quando a dentina é exposta na região cervical do dente, sendo mais comum a sua aparição pela associação de dois ou mais fatores etiológicos. Existem algumas terapias para esta condição odontológica, considerando-se o controle dos fatores etiológicos de grande importância. As terapias são divididas em protocolos não restauradores como a terapia química (agentes neurais, como o potássio, agentes obliteradores, agentes mistos e o protocolo de dessensibilização associativo), a Laseterapia (laser de baixa potência ou laser de alta potência) e o protocolo combinado composto pela associação da terapia a laser juntamente com agentes dessensibilizantes.Além dos protocolos restauradores e os protocolos cirúrgicos como o recobrimento radicular. O objetivo deste trabalho é revisar a literatura na busca de tratamentos adequados e eficazes para resolução da hipersensibilidade dentinária, abordando as diversas formas terapêuticas para essa condição odontológica.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6698
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANA DE SOUZA TAVARES.pdf382,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.