Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6699
Título: Paciente autista: um desafio para a odontopediatria
Autor(es): Quadros, Stephane Santana
Palavras-chave: Autismo
Odontopediatria
Transtorno do espectro autista
Manejo
Data do documento: 2019
Resumo: O autismo é um transtorno de desenvolvimento, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), e tem como uma das principais características a dificuldade de socialização do indivíduo. Essa síndrome foi apresentada por dois pesquisadores e psiquiatras austríacos, com base em uma pesquisa com onze crianças, que possuíam as mesmas características entre si, dentre elas: a incapacidade de se relacionar com outras pessoas, a preocupação pelo o que é imutável e severos distúrbios de linguagem. O autismo acomete mais homens e, geralmente, acomete as crianças até o terceiro ano de vida. No ramo da Odontopediatria, o manejo dessas crianças é visto como um desafio para muitos profissionais da área. Portanto, conhecer e compreender as características desses pacientes e saber a melhor forma de abordagem psicológica e física, é de suma importância tanto para o profissional, quanto para a criança. O presente estudo tem como objetivo compreender as características referentes à socialização e interação das crianças autistas, abordar métodos que facilitem o manejo comportamental desses pacientes e ilustrar o atendimento odontológico do paciente autista por meio de um livro infantil. Para realização do trabalho, foram feitas análises de estudos e buscas na literatura em sites como Scielo, Bireme, Pubmed e Google Acadêmico referentes ao tema abordado. Pode-se considerar que, para um melhor atendimento do paciente infantil autista, devem ser utilizadas técnicas abordadas na Odontopediatria, correlacionando essas técnicas com as particularidades que norteiam essa síndrome e, principalmente, com a individualidade de cada paciente, entendendo que cada criança autista é única.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6699
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Stephane Quadros.doc282 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.