Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6711
Título: Tratamento de sequelas de fraturas do terço médio e superior da face: relato de caso
Autor(es): FARIA, Maria Flávia Reis
Palavras-chave: fraturas cranianas
consolidação da fratura
traumatismos faciais
Data do documento: 2019
Resumo: Os índices de acidentes envolvendo traumas faciais estão aumentando a cada ano, estes são causados principalmente por arma de fogo, acidente de trabalho, acidente de trânsito, acidente esportivo, atropelamento, queda e violência interpessoal. Para que o paciente traumatizado possa conseguir uma melhor recuperação, sem sequelas, deve-se realizar o correto diagnóstico e seu tratamento deve ser realizado de forma precoce, de preferência em ambiente hospitalar. Entretanto, um tratamento inadequado ou a falta dele pode gerar sequelas, causando assim deformidades secundárias com alterações estética e funcionais. O objetivo deste trabalho é descrever o caso de um paciente de 34 anos, do sexo masculino que compareceu ao ambulatório do serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública apresentando assimetria facial severa e diplopia binocular. Após exames de imagem, constatou-se a sequela severa de fratura do terço médio e superior da face. Foi realizado então, um planejamento 3D com utilização das imagens e modelo prototipado e a confecção de guias de referência e posicionamento, além de telas de titânio customizadas. Dessa forma, o procedimento cirúrgico tornou-se mais previsível e com redução do tempo operatório. O paciente evoluiu com resolução do quadro da diplopia e melhora significativa da assimetria facial.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6711
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA FLÁVIA REIS FARIA.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.