Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6712
Título: Prevalência de disfunção temporomandibular em pacientes com anemia falciforme
Autor(es): ANDRADE, Paloma Araújo
Palavras-chave: Anemia Falciforme
Articulação Temporomandibular
Má Oclusão
Anemia Hemolítica
Data do documento: 2019
Resumo: Anemia falciforme (AF) é uma hemoglobinopatia que afeta principalmente a população negra, sendo a doença hereditária mais prevalente no Brasil. Esses indivíduos podem apresentar manifestações clínicas associadas a saúde bucal, tais como, atraso na irrupção dentária, periodontite, língua lisa e despapilada, hipomaturação e hipomineralização do esmalte e dentina, osteomielite, necrose pulpar, má-oclusão e Disfunção Temporomandibular(DTM). O objetivo do trabalho foi avaliar se há maior prevalência de DTM em indivíduos com AF quando comparados com indivíduos saudáveis, e a severidade desta disfunção. Foram avaliados 160 indivíduos, sendo 80 com AF. A coleta de dados consistiu em uma anamnese detalhada, seguido de um exame clínico e a aplicação do questionário Índice Anamnésico de Fonseca. Os dados foram analisados estatisticamente e os resultados apontaram uma igualdade na prevalência de DTM entre os grupos. A severidade da DTM também apresentou resultados estatisticamente semelhantes, sendo a DTM leve a de maior prevalência no grupo controle, e a DTM leve e moderado foram igualmente prevalentes no grupo teste (AF). Portanto, não observamos diferença na prevalência da DTM entre os grupos.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6712
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PALOMA ARAÚJO ANDRADE.pdf604,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.