Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/673
Título: Avaliação das alterações da pressão arterial sistêmica durante procedimento de exodontia
Autor(es): Barbosa, Victor Araújo
Assis, Adriano Freitas de
Palavras-chave: Pressão arterial
Exodontia
Hipertensão
Ansiedade
Data do documento: 2016
Resumo: Objetivo: O presente estudo corresponde a um estudo observacional, analítico transversal de prevalência, que tem como objetivo avaliar as variações da pressão arterial (P.A.) em procedimentos cirúrgicos de exodontia, em quatro tempos, e correlaciona-los com o nível de estresse do indivíduo e à hipertensão arterial sistêmica (HAS). Materiais e métodos: Foram avaliados 66 pacientes, de ambos os sexos, adultos, que realizaram procedimentos de exodontia na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – BAHIANA, (Salvador-Ba) no período de julho à setembro de 2015. Todos os indivíduos envolvidos na pesquisa realizaram anamnese e autodeclaração sobre o nível de ansiedade (Tranquilo, ansiedade leve, moderada e alta). Foram realizados quatro aferições da P.A.: antes do procedimento, logo após a anestesia, durante exérese e imediatamente após a síntese do alvéolo. Resultados: Após a tabulação dos dados, com relevância estatística, pode-se notar a alteração da P.A. sistólica e diastólica principalmente no momento de exérese, tendo uma redução logo após as suturas. Tal acontecimento ocorreu tanto em pacientes hipertensos, quanto em pacientes não hipertensos, sobretudo naqueles que referem algum nível de ansiedade. Conclusão: A tensão arterial deve ser aferida e monitorada durante todo o processo cirúrgico, independente de comorbidades sistêmicas, para diminuir e/ou evitar complicações transoperatórias e pós-operatórias, porque durante todo o ato operatório há a elevação da P.A., especialmente durante a exérese.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/673
Aparece nas coleções:Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RESIDENCIA.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Victor Barbosa 2016.2.pdf4,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.