Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6738
Título: Causas de óbitos em pacientes com covid-19 em um hospital de referência de Salvador-BA
Autor(es): Pereira, Alana Coleta Lopes
Palavras-chave: COVID-19
Causas de morte
Atestado de óbito
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: A Declaração de óbito, documento oficial que permite conhecer a situação saúde da população, possibilita elucidar sobre as causas de morte, sendo classificadas em terminal, aquela imediata que provocou o óbito; antecedentes, relacionada a condições que contribuíram para a causa terminal; e básica, patologia que deu início as demais situações existentes. Em 2020, o mundo foi impactado por uma pandemia de COVID-19, doença infecciosa que constituiu como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional associada a mais de 6,2 milhões de óbitos. De relevância sistêmica, a COVID-19 apresenta-se com diversas complicações e causas de desfecho fatal envolvendo patologias de caráter infeccioso, respiratório, cardíaco, renal e vascular. Objetivos: Descrever a frequência das principais causas terminais e causas antecedentes de óbitos em pacientes com COVID-19. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional descritivo envolvendo pacientes com COVID-19 que evoluíram a óbito, internados no Instituto Couto Maia. A amostra incluiu pacientes maiores de 18 anos com diagnóstico de COVID-19 por critério laboratorial, com desfecho fatal, admitidos no período de abril/2020 a dezembro/2020. O instrumento de coleta foi ficha clínica, preenchida com base nos prontuários e Declarações de óbito. Os dados foram armazenados através da construção de um Banco de Dados no Excel e analisados no SPSS. As variáveis categóricas foram descritas em frequência simples e proporção. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Couto Maia, com o nº 4.853.334. Resultados: A amostra foi constituída de 404 óbitos, sendo a maioria do sexo masculino (55,0%), com média de idade de 65,2 ± (16,8) e predominantemente pardos (59,7%). As causas terminais mais frequentes incluíram Insuficiência respiratória (47,8%) e Choque séptico/sepse (18,6%) e as antecedentes, Pneumonia (23,8%) e Insuficiência respiratória aguda (21,8%). Conclusão: Diversas causas terminais e antecedentes foram encontradas nas Declarações dos óbitos acometidos com COVID-19, sendo as doenças relacionadas aos distúrbios respiratórios e infecciosos os mais comuns.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6738
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.