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Título: A percepção dos estudantes de medicina de uma faculdade particular quanto à influência da inteligência artificial na escolha da especialidade médica
Autor(es): Lima, Alice Guimarães
Palavras-chave: Inteligência artificial
Impacto elementar
Estudantes de medicina
Especialização
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: O advento da inteligência artificial (IA) traz consigo inovações desafiadoras, principalmente quando se trata da área de saúde. Ao mesmo tempo que a IA pode ser um grande cooperador e facilitador para muitas áreas da saúde, pode também ser um grande desafio para outras. Os estudantes de medicina, os quais ainda não entraram no mercado de trabalho e na rotina do profissional, de fato, necessitam receber informações e atualizações a respeito dessa nova tecnologia, a fim de compreendê-la integralmente, para que possam fazer suas escolhas das futuras especialidades médicas. Objetivo: Avaliar a percepção dos estudantes de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) quanto à influência da IA na escolha das suas futuras especialidades médicas. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal com os estudantes de medicina do 1º ao 12º semestre da EBMSP. Foi aplicado um questionário contendo quatro partes: (1) dados sociodemográficos do participante; (2) conhecimento prévio sobre IA; (3) percepção dos estudantes sobre a IA na medicina e em suas especialidades; (4) impacto da IA na escolha da especialidade radiologia. Todos os participantes assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido e preencheram o questionário na íntegra para inclusão no estudo. Resultados: No total, 255 estudantes responderam ao questionário de forma integral (idade 22 anos ± 3 anos, 65% do sexo feminino), sendo a maioria deles do 7º semestre (19.6%), seguidos pelo 5° (17.3%) e 6° (12.5%). Aproximadamente 95% dos participantes já haviam ouvido falar sobre a IA, no entanto 69% destes não conheciam os termos deep learning e machine learning. Nas seis questões de verdadeiro ou falso acerca de conhecimentos gerais da IA, o índice de acerto foi superior a 50%. Com relação ao futuro do profissional e a IA, 99% dos discentes acreditam que essa ferramenta poderá ser extremamente útil para a medicina, e 90% acreditam que tópicos sobre a IA deve fazer parte do treinamento do estudante na graduação. Contudo, 42% pensam que a introdução das novas tecnologias poderá reduzir o retorno financeiro do médico no futuro, e 63% acreditam que a especialidade mais afetada será a radiologia, apesar de 93% concordarem que a IA representará um avanço para esta especialidade. Dentre as mais diversas capacidades de realizar funções especificas da IA, 79% dos discentes pensam que esta ferramenta será capaz de analisar informações dos pacientes, e chegar a um diagnóstico, no entanto 94% concordam que ela não será capaz de prover cuidado empático ao paciente. Com relação às potenciais vantagens trazidas pela IA, 94% dos participantes acreditam que haverá uma otimização do trabalho dos médicos e 71% acham que haverá baixa taxa de erros. Por outro lado, 50% dos estudantes acreditam que a IA reduzirá as oportunidades de aprendizado e 34% que terá aumento de custos e carga de trabalho devido à manutenção de sistemas de IA e análise de dados. Conclusão: A inserção da IA na prática médica foi vista como um fenômeno positivo, sem interferência na escolha da futura especialidade dos acadêmicos. Grande parte dos discentes reconheceram o termo IA, apesar de muitos não o compreenderem profundamente, destacando a radiologia como a especialidade mais afetada elo advento deste recurso.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6749
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