Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6754
Título: Alterações antropométricas em pré-escolares com doença falciforme: o que a primeira década da triagem neonatal mostra?
Autor(es): Almeida, Hana Silva
Palavras-chave: Doença Falciforme
Antropometria
Criança Pré-Escolar
Triagem Neonatal
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: A Doença Falciforme (DF) é o grupo de anemia hemolítica e hereditária mais prevalente no Brasil, apresentando como característica principal a presença da hemoglobina S (HbS) no interior das hemácias. Estudos que apontam para alterações antropométricas e nutricionais para essa população. Objetivo: O presente estudo se propõe a comparar a frequência de alterações antropométricas segundo o tipo de doença falciforme (HbS e HbSC) e de acordo com a idade das crianças avaliadas e descrever a frequência de alterações antropométricas em pré-escolares com doença falciforme nos dois períodos avaliados por outros 2 estudos transversais originais, realizados nos anos de 2006 e 2016, respectivamente. Método: Foi realizado um estudo comparativo entre dois estudos transversais – uma comparação de surveys – de dois estudos realizados em um Serviço de Referência em Triagem Neonatal da Bahia. Resultados: Não foram apontadas diferenças para o percentual de déficits de acordo com as variáveis sexo, idade e tipo de hemoglobinopatia entre os estudos. Conclusão: O estudo aponta para a importância da triagem neonatal realizada no período correto e início precoce da terapêutica para doença falciforme, a fim de minimizar os efeitos deficitários no desenvolvimento antropométrico e nutricional nessa população.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6754
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.