Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6781
Título: Influência do período gestacional sobre a sexualidade feminina – revisão integrativa de literatura
Autor(es): Perez, Beatriz Schettini
Palavras-chave: Sexualidade
Comportamento Sexual
Gravidez
Gestantes
Data do documento: 2022
Resumo: INTRODUÇÃO: A função sexual feminina ainda é vista como um tabu na sociedade, e durante o período gestacional, alguns fatores que comprometem a expressão e a vivência plena da sexualidade se intensificam, gerando, assim, diversas alterações no comportamento sexual de mulheres gestantes. Apesar da importância e da alta prevalência dessas mudanças, poucos são os estudos que se propõem a avaliar os fatores que comprometem a sexualidade da mulher nesse período e poucos são os profissionais capacitados para questionarem sobre a função sexual das pacientes durante o pré-natal. OBJETIVO: Descrever a produção científica sobre a influência do período gestacional na sexualidade feminina e identificar os fatores associados às alterações da sexualidade na gestação. MÉTODOS: Para a elaboração da revisão integrativa foram pesquisados estudos nas bases de dados eletrônicas PubMed (Public Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), Scielo (Scientific Electronic Lybrary Online) e LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Os critérios de inclusão foram produções disponíveis na íntegra que contenham informações relativas ao tema estudado em português, espanhol ou inglês, contempladas no período de 2015 a 2020. RESULTADOS: A amostra final ficou constituída por 24 estudos, sendo o Brasil o país com o maior número de publicações. O Índice de Funcionamento Sexual Feminino (FSFI) foi utilizado na maioria dos estudos de abordagem quantitativa. A produção científica demonstrou uma maior prevalência de disfunções sexuais no terceiro trimestre. Fatores como companheiro em idade avançada, histórico de complicações obstétricas, alto nível de ansiedade e alguns mitos e crenças foram considerados fatores que afetam negativamente a função sexual feminina durante a gestação. Além disso, devido as alterações morfofisiológicas, ocorrem mudanças nas dinâmicas sexuais, principalmente em relação as posições durante a relação. CONCLUSÃO: A produção científica analisada demonstrou uma diminuição na frequência das relações, uma piora nos domínios da função sexual e, na maioria dos casos, houve uma correlação direta entre a satisfação sexual e a qualidade de vida. Portanto, é fundamental identificar as disfunções sexuais durante a gestação e suas implicações na vida da mulher e do(a) parceiro(a), individualizando as necessidades de cada gestante para que se possa viver a experiência do ciclo gravídico de forma plena e saudável.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6781
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.