Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6782
Título: Prevalência de complicaçôes cardiovasculares em pacientes com covid-19: uma revisão sistemática
Autor(es): Cantharino Neto, Carlos Alberto Vianna
Palavras-chave: Complicações
Cardiovasculares
Injúria do miocárdio
Arritmias
Prevalência
Data do documento: 2022
Resumo: INTRODUÇÃO: A pandemia causada pelo SARS-COV-2 demonstrou seu alto potencial de morbi-mortalidade, manifestada na doença denominada COVID-19 1. Contudo, apesar de ser muitas vezes considerada uma doença principalmente do trato respiratório, complicações cardiovasculares podem ocorrer levando a uma rápida deterioração do quadro clínico. OBJETIVOS: Avaliar a prevalência de complicações cardiovasculares, em pacientes hospitalizados que foram diagnosticados com COVID-19. MÉTODOS: O presente estudo trata de uma revisão sistemática, de cunho descritivo, caracterizado pela busca de artigos em bases de dados através de uma metodologia sistematizada. Os artigos foram coletados através das plataformas MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System), LILACS (Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde), SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e EMBASE (Elsevier). RESULTADOS: Das 710 referências encontradas através da estratégia de busca, nas bases de dados previamente mencionadas, 682 artigos foram excluídos após a leitura do título e resumo. Assim, foram selecionados 28 estudos para leitura na integra. Destes, 15 estudos foram excluídos por não atenderem aos critérios e inclusão desta revisão. Portanto, 13 artigos foram incluídos na presente revisão sistemática. Após a realização da síntese dos resultados, de um total de 2658 pacientes avaliados para detecção de arritmias durante a hospitalização, 346 (13%) foram indentificados como portadores destas, sendo a fibrilação atrial a mais prevalente. Quanto à injúria do miocárdio, dos 4689 pacientes avaliados para níveis elevados de troponina, 1676 (35,7%) foram diagnosticados com esta condição. Ademais foi possível perceber que tais complicações são frequentes e significativas nos desfechos destes pacientes, como mortalidade. CONCLUSÃO: Essa revisão sistemática descreveu as prevalências de complicações cardiovasculares, sendo estas consideradas elevadas quando comparadas a outros quadros de infecções. Tais complicações também influenciaram diretamente de forma negativa sobre os cursos clínicos, desfechos dos pacientes e aumento da mortalidade.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6782
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.