Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/68
Título: Perfil alimentar de mulheres de baixa renda com excesso de peso/obesidade
Autor(es): Guimarães, Armênio Costa
Ladeia, Ana Marice Teixeira
Silva, Maria de Lourdes Lima de Souza e
Haanwinckel, Maria Auxiliadora Santos
Ferraz, Izabela Aparecida Rodrigues
Palavras-chave: Mulheres
Excesso de peso
Obesidade
Baixa renda
Data do documento: 2013
Editor: Escola de Medicina e Saúde Pública
Resumo: O aumento da prevalência do excesso de peso/obesidade, principalmente entre as mulheres de baixa classe socioeconômica tem gerado inúmeros questionamentos devido tamanha complexidade. A compreensão deste paradoxo desperta interesse em relação às praticas alimentares e estratégias de consumo alimentar os quais este grupo é submetido. Objetivo: Descrever o perfil alimentar de mulheres com excesso de peso/obesidade e baixa classe socioeconômica do ambulatório de Pesquisa de Pessoas com Excesso de Peso (PEPE), na Escola Bahiana de Medicina (EBMSP). Metodologia: Estudo transversal com amostra de conveniência com 103 mulheres, idade>18 anos, circunferência da cintura > 80 cm. Foi realizada entrevista direta através de Questionário de Frequência Alimentar Qualitativo (QFA) para avaliar a frequência de consumo de cada grupo alimentar e dois recordatórios de 24h(R24h) em dias não consecutivos para avaliar o consumo alimentar em relação aos macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios), micronutrientes (vitaminas e minerais), fibras e energia. Resultados: Houve predomínio de não brancos, baixa escolaridade, com idade média de (46,08±11,08, IMC=34,68Kg/m2, CC=106,29cm). Observou-se que o preço era o fator determinante na escolha do alimento, ingestão inadequada de frutas, verduras e legumes; monotonia alimentar. Observou-se consumo energético total insuficiente (mediana= 1423,01 Kcal), consumo elevado de gordura saturada (>7% do VET) (n= 84, 81,6%) e proteínas (>15% do VET)(n=64 62,1%), por outro lado consumo insuficiente de fibras (>21g) (n=3). Altas prevalências de inadequação de consumo para vitamina E (91,26%), D (100%), A (67,96%) e cálcio (97,08%) além de consumo excessivo de sódio (29,1%). Conclusão: Observou-se um desbalanceamento na dieta, havendo baixo consumo energético e fibras, alto consumo de gorduras saturadas, proteínas, e alta prevalência de inadequação de vitaminas e minerais na alimentação, fatores influenciam o estado de saúde.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/68
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Izabela Aparecida Rodrigues Ferraz.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.