Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6802
Título: Preditores da síndrome da apneia obstrutiva do sono em pacientes pós-covid-19: um estudo de corte transversal
Autor(es): Pequeno, Juliane Figueiredo
Palavras-chave: Síndrome da apneia do sono
COVID-19
STOPBANG
Questionário de Berlim
Escala de sonolência de Epworth
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: Desfechos da COVID-19 são agravados pela presença de comorbidades e o perfil do paciente com risco de evoluir com a forma grave da doença é homem, com idade entre 60 e 70 anos e obeso. Essas características são similares aos fatores de risco para o desenvolvimento da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). Suspeita-se que a SAOS pode contribuir potencialmente a gravidade da COVID-19, mas pouco se sabe sobre essa relação. Objetivos: Avaliar a prevalência de preditores da SAOS em pacientes pós COVID-19 grave. Métodos: Um estudo observacional, analítico, do tipo transversal. Os dados foram coletados através da aplicação dos questionários: Questionário de Berlim (QB), Stop-Bang e a Escala de Sonolência Excessiva Diurna de Epworth (ESS). Os dados coletados foram armazenados no software REDCap e analisados através IBM-SPSS (Statistical Package Social Sciences) versão 2.0. Resultados: Os preditores da SAOS são comuns na COVID-19, com prevalência do sexo masculino, idade > 55 anos, obesidade, hipertensão e diabetes. Dentre os pacientes internados em enfermaria, (53,3%) foram classificados como de risco alto para SAOS pelo Questionário Stop-Bang, (71,4%) pelo QB e (42,9%) pela ESS. Dentre os pacientes internados em UTI, 27 (44,3%) obtiveram risco alto no Questionário de Stop-Bang, 48 (48,7%) no QB e 31 (50,8%) na ESS. A análise estatística não encontrou associação entre a gravidade da fase aguda da doença com riscos de SAOS e sonolência diurna. Conclusão: O estudo sugere que a SAOS pode ser um fator de risco para mau prognóstico em pacientes com COVID-19.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6802
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.