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Título: Influência das ligas acadêmicas e monitorias na formação do estudante de medicina
Autor(es): Prates, Maria Eduarda Lehubach Ferreira
Palavras-chave: Liga Acadêmica
Monitoria
Estudantes de Medicina
Formação Acadêmica
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: No contexto, em que estudantes do curso de Medicina apresentam dificuldade em desenvolver uma aprendizagem ativa, construtiva, significativa, mediada e autorregulada apenas com o que é proposto pelo currículo planejado, as Ligas Acadêmicas e Monitorias tornam-se alternativas atrativas para obter-se o desenvolvimento acadêmico desejado, uma vez que permitem ao aluno viver experiências no campo do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Esse estudo, diferente dos já realizados, busca compreender se há uma influência das LAs e Monitorias na formação do acadêmico de Medicina e, caso exista, quais áreas afetadas por essas atividades. Objetivo: Descrever a percepção dos estudantes do curso de Medicina sobre o papel das ligas e/ou monitorias no seu processo de ensino aprendizado. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal com estudantes do primeiro ao quarto ano do Curso de Medicina de uma faculdade particular e de uma universidade pública de Salvador, BA. Os estudantes responderam à um formulário online construído pelas pesquisadoras com base na pergunta investigativa do trabalho. Os dados sociodemográficos, acadêmicos e as respostas à escala Likert foram avaliados no software Statiscal Package for Social Science versão 25.0. Já as respostas à questão discursiva foram estudadas pela estratégia de análise do conteúdo de Bardin. Resultados: 209 estudantes responderam ao questionário, que resultaram em 203 respostas válidas. A média de idade dos alunos foi de 22,38 anos (dp:3, 107), 65% eram do sexo feminino e 79,80% eram estudantes da faculdade particular e a maioria (70,9%) cursava o ciclo clínico, 5° ao 8° semestre. A LA foi a atividade acadêmica mais frequentada pelos discentes do primeiro ao quarto ano do curso. No que se refere às respostas à escala Likert, notou-se que as perguntas referentes ao estímulo ao estudo, desenvolvimento de autoconfiança, facilidade em compreender um conteúdo e percepção subjetiva do próprio aprendizado foram associadas por mais de 70% dos alunos à execução de LA e Monitorias e, no que tange ao uso de métodos de estudo ativo, não houve diferença entre os grupos de estudantes que discordaram, são indiferentes ou que concordaram com a afirmativa. Na análise de conteúdo das respostas subjetivas, pode-se identificar 4 temáticas relacionadas à atividade em LA e Monitoria, sendo elas: sentimentos despertados/desenvolvidos pela participação em ligas e/ou monitorias, habilidades relacionadas à docência (comunicação, síntese e simplificação de informações, uso de ferramentas como o Power Point), relacionamentos interpessoais e oportunidades. Sendo que dos 203 discentes participantes, apenas 2 não identificaram qualquer influência ou benefício em ter participado dessas atividades extracurriculares. Conclusão: O estudo concluiu que, mesmo que não ocorra de forma uniforme para todos aqueles que realizam essas atividades, as Ligas Acadêmicas e Monitorias exercem uma influência benéfica na formação dos acadêmicos de Medicina, já que possibilitam o desenvolvimento de habilidades de comunicação, trabalho em equipe, autoconfiança, responsabilidade, autonomia e autocrítica, contato com a prática profissional futura, além de contribuírem para a aquisição do conhecimento teórico.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6836
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