Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6848
Título: Panorama clínico-epidemiológico dos pacientes com catarata pediátrica no brasil: uma revisão sistemática
Autor(es): Borges, Michelle Andrade
Palavras-chave: Catarata/congênita
Catarata/diagnóstico
Catarata/epidemiologia
Ambliopia
Revisão sistemática
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: As cataratas são uma das principais causas de cegueira tratável em crianças. O diagnóstico precoce e o tratamento realizado no momento adequado são fundamentais para melhor prognóstico visual. Sendo fundamental o conhecimento da epidemiologia e clínica da catarata para fazer a abordagem no tempo correto. Objetivo: Sumarizar as evidências cientificas acerca do panorama clínicoepidemiológico dos pacientes com catarata pediátrica no Brasil. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática com base no modelo PRISMA. Foram buscados artigos nas bases de dados: PubMed, SciELO, Embase e LILACS. Foram incluídos artigos sobre catarata pediátrica publicados na língua inglesa, espanhola e portuguesa. Os estudos incluídos possuíam pacientes pediátricos com catarata pediátrica em hospitais do Brasil com a faixa etária em 0 a 15 anos. A análise do risco de viés dos artigos selecionados foi feita através do “JBI Critical Appraisal Checklist for analytical cross sectional studies”. Resultados: Três estudos foram selecionados para esta revisão sistemática. Os principais resultados foram que o diagnóstico foi realizado na maioria das vezes até os 3 meses de idade, os sintomas associados mais recorrentes foram nistagmo, estrabismo e glaucoma. A principal suspeita diagnóstica da catarata pediátrica foi realizada, principalmente, pelas mães, mas também pelos pediatras e outros familiares. A principal etiologia das cataratas foi idiopática, seguida das causas infecciosas e genéticas. Em relação a morfologia, as mais frequentes foram a total e a zonular. Conclusão: Poucos artigos sobre o tema foram encontrados. A rubéola foi uma causa significante de catarata congênita, sendo necessário novos estudos para saber se as campanhas contra rubéola foram eficientes. Mais informações sobre catarata congênita devem ser dadas aos familiares, principalmente para as mães. Os artigos desta revisão foram realizados apenas na região sudeste, sendo importante a realização de novos estudos em outras regiões do país.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6848
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.