Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6876
Título: Características clínicas e sociais de pacientes transgêneros acompanhados em serviços privados de Salvador
Autor(es): Neves, Tiago Rezende
Palavras-chave: Transgêneros
Qualidade de Vida
Efeitos Adversos
WHOQOL-BREEF
Afirmação de Gênero
Data do documento: 2021
Resumo: Introdução: É sabido que a terapia hormonal de afirmação de gênero tem diversos efeitos no indivíduo, tanto no aspecto clínico, no que se diz respeito aos efeitos colaterais da terapia hormonal, como no aspecto social no que se diz respeito à satisfação com a assistência multidisciplinar e com a qualidade de vida do indivíduo. Objetivo: O presente estudo visou fazer uma análise descritiva dos aspectos clínicos e sociais dos pacientes transgêneros, acompanhados em serviços privados de Salvador, durante a terapia de afirmação de gênero. Método: O estudo vigente é um trabalho do tipo observacional descritivo e transversal, baseado em um questionário com amostra por conveniência, que foi conduzido entre os meses de novembro de 2021 até março de 2022 com 5 adultos transgêneros residentes da área do estudo. O questionário aplicado foi uma combinação do questionário de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde, o World Health Organization Quality of Life abreviado (WHOQOL-BREEF), e um questionário sobre perfil epidemiológico, características clínicas e grau de satisfação com a assistência multidisciplinar idealizado pelo pesquisador. Resultados: Os Resultados do estudo mostraram que os efeitos colaterais mais comuns são a instabilidade de humor e queda de cabelo, já com relação à qualidade de vida, notou-se que os scores tiveram pontuações satisfatórias. Conclusão: O presente estudo concluiu que 60% dos participantes estão na faixa do sobrepeso no cálculo do IMC, assim como que 20% dos participantes fazem uso abusivo de álcool e 20% fazem uso de cannabis. Também foi possível concluir que os efeitos colaterais mais comuns apresentados por pacientes transgêneros em terapia hormonal de afirmação de gênero são a estabilidade de humor e a queda de cabelo. Além disso, observa-se que os escores do questionário WHOQOL-BREEF obtiveram resultados satisfatórios.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6876
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.