Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6890
Título: Perfil epidemiológico das mulheres vítimas de violência sexual na Bahia entre os anos de 2016-2021
Autor(es): SOUZA, Beatriz Rocha Meireles
Palavras-chave: Violência Sexua
Mulheres
Epidemiologia
Data do documento: 2022
Resumo: INTRODUÇÃO: A violência sexual é um problema de saúde mundial no qual estimase que um terço das mulheres entre 15 e 45 anos já sofreram algum tipo de violência física ou sexual na sua vida. Ademais, há uma forte ligação entre esse tipo de violência e consequências físicas e mentais para a vítima. Portanto, traçar um perfil epidemiológico se torna fundamental para um melhor direcionamento de políticas públicas a fim de combater esse crime contra as mulheres. OBJETIVOS: Analisar o perfil epidemiológico das mulheres vítimas de violência sexual durante o período de 2016 a 2021 no estado da Bahia. MÉTODOS: O trabalho é uma pesquisa descritiva e qualiquantitativa de dados secundários coletados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). A população alvo do estudo foram mulheres vítimas de violência sexual no estado da Bahia no período de 2016 a 2021, sendo analisadas as seguintes variáveis: sexo, etnia, idade, escolaridade, local de ocorrência da violência, sexo do agressor e relação do agressor com a vítima. RESULTADOS: Durante o período analisado houve uma crescente nos registros de violência sexual, exceto no ano de 2020 no qual houve uma queda significativa nas ocorrências. Sobre o perfil traçado tem-se que 92% das vítimas são do sexo feminino, de etnia parda (57%), na faixa etária entre 10 e 14 anos (24%), com ensino fundamental incompleto em que o crime ocorreu principalmente em suas residências. Em relação ao autor da violência, encontrou-se que 89% são do sexo masculino e que possuíam pelo menos algum vínculo intrafamiliar com a vítima (59,2%). CONCLUSÃO: As principais vítimas de violência sexual no estado da Bahia são crianças e adolescentes, que possuem principalmente entre 10 e 14 anos, cursando a escola, as quais sofreram o crime em sua violência e por pessoas que possuíam ou possuem um vínculo intrafamiliar.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6890
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.