Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/690
Título: Análise do contigente de mastócitos em lesões inflamatórias bucais
Autor(es): Medrado, Alena Peixoto
Souza, Marcia Maria
Martins, Gabriela Botelho
Reis, Silvia Regina de Almeida
Correia, Kariza Vargens Diniz
Palavras-chave: Mastócitos
Inflamação
Fibrose
Angiogênese
Data do documento: 2012
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Os mastócitos são células móveis que contêm grânulos, derivados da medula óssea e estão amplamente distribuídos nos tecidos conjuntivos participando ativamente das respostas imunológicas. O envolvimento destas células tem sido demonstrado nos processos de inflamação, angiogênese e fibrose, nos quais atuam por meio de seus produtos de secreção. O objetivo dessa revisão de literatura é abordar o envolvimento dos mastócitos nos fenômenos biológicos que integram o contexto do reparo tecidual, a exemplo da vasodilatação, angiogênese e fibrose, com ênfase na caracterização do perfil destas células em lesões inflamatórias bucais. Apesar de poucos estudos contemplarem a participação dos mastócitos em lesões orais, alguns trabalhos têm demonstrado que tais células estão envolvidas na patogênese de lesões periapicais, ulcerações aftosas recorrentes, cistos odontogênicos, entre outros. O avanço do conhecimento acerca do mecanismo de ação dessas células tem estimulado o desenvolvimento de terapias cujo alvo principal é a regulação dos mediadores químicos liberados pelos mastócitos. Logo, espera-se que através de novas investigações, as desordens inflamatórias da cavidade oral e outras patologias que exibam mastócitos em seu interstício, possam ser melhor compreendidas, em especial no que diz respeito ao papel biológico que estas células poderiam exercer nestas lesões.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/690
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manuscritos.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ficha Catalográfica.pdf12,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.