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dc.contributor.authorDIDIER, Cecília Silveira-
dc.date.accessioned2023-07-04T10:50:26Z-
dc.date.available2023-07-04T10:50:26Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6903-
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: A vacinação é considerada como uma das maiores conquistas da saúde pública, entretanto tem-se observado uma diminuição na cobertura vacinal das crianças. A hesitação vacinal é tida como uma das principais causas. Os meios de comunicação são ferramentas que podem ajudar a contornar essa situação, visto que eles podem ser usados forma de educação e promoção de saúde. OBJETIVO: Descrever os meios de comunicação que influenciam na decisão de pais/responsáveis sobre a vacinação de crianças. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo observacional de caráter transversal, analítico, realizado de agosto/2019 a março/2021, com aplicação de questionários para os pais ou responsáveis que tiveram os filhos atendidos na clínica “Mini mundo” e no ambulatório da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em Salvador, Bahia. As variáveis categóricas foram expressas em valores absolutos e percentuais – n (%); as variavéis contínuas com distribuição normal, expressas em média e desvio padrão (±DP) e aquelas com distribuição assimétrica, em mediana e intervalo interquartil (IQ). Para a análise dos meios de comunicação que são mais utilizados na decisão de vacinar foi avaliado a porcentagem através das incidências de cada meio de comunicação. Para a comparação dos fatores socioeconômicos entre os grupos foi utilizado o teste Quiquadrado para variáveis categóricas e para as variáveis numéricas foi utilizado o teste t independente. O Teste Mann-whitney foi utilizado para comparar a idade da criança. Para a comparação do uso dos meios de comunicação entre a atualização da carteira de vacinação, foi utilizado o teste Qui-quadrado. Foram consideradas significativas associações com p menor que 0,05. RESULTADOS: A amostra final foi composta por 114 mães, dos quais 83,3% dos filhos apresentaram cartão vacinal atualizado. O meio de comunicação que que mais influencia na decisão de vacinar ou não o filho, foram os profissionais de saúde (59,6%). Foi encontrada associação estatisticamente significante entre os meios de comunicação que influenciam na decisão de vacinação e a atualização do cartão vacinal (p=0,000). CONCLUSÃO: O presente estudo identificou que os profissionais de saúde como o principal meio de influência na decisão de vacinar crianças. Foi encontrado associação estatística com a atualização do cartão vacinal, os meios de comunicação que influenciam na decisão de vacinar e a presença dificuldade para vacinar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVacinaspt_BR
dc.subjectMeios de comunicaçãopt_BR
dc.subjectHesitação vacinapt_BR
dc.subjectCalendário vacinalpt_BR
dc.titleOs meios de comunicação como influência na decisão sobre o uso de vacinas em uma amostra de pais e responsáveis em salvador, Bahia.pt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
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