Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6905
Título: Correlação espacial entre mamógrafos, mamografias e taxa de mortalidade por neoplasia mamária no brasil 2015-2019.
Autor(es): OLIVEIRA, Dante Claudino de
Palavras-chave: Neoplasias da Mama
Mamografias
Mortalidade
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: O câncer de mama (CM) se enquadra como uma das principais causas de óbitos na população feminina, além de constituir um dos grandes problemas de saúde pública no mundo, sendo no Brasil, encontradas as maiores taxas de mortalidade da América do Sul. O rastreamento da doença é o principal recurso para sua detecção precoce. Neste sentido a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) estimula a realização de mamografia anual dos 40 a 69 anos, como forma de reduzir os indicadores de mortalidade pela doença. Objetivos: Analisar a correlação anual entre mamógrafos, mamografias e taxas de mortalidade por CM segundo região geográfica no Brasil entre 2015 e 2019. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo com dados secundários sobre número de mamógrafos existentes, mamografias realizadas e óbitos anuais por CM, obtidos do: Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde (CNES) e Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) alojados no site do DATASUS. As variáveis foram analisadas segundo valores absolutos e relativos e comparadas com os parâmetros estimados pelo Ministério da Saúde. Utilizou-se para a análise de correlação o teste de Spearman, considerando valor estatisticamente.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6905
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.