Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6921
Título: Síndrome de burnout em médicos durante a pandemia da covid 19 uma revisão sistemática
Autor(es): Jesus, Alana Santos de
Palavras-chave: Burnout
Prevalência
Médicos
COVID-19
Pandemia
Data do documento: 2023
Resumo: INTRODUÇÃO: A síndrome de Burnout é uma condição caracterizada por exaustão, baixo nível de realização profissional e despersonalização. Tal categoria é de alta prevalência em profissionais de saúde, sobretudo em médicos, os quais estão constantemente expostos a múltiplos estressores no ambiente de trabalho. A pandemia da Covid-19 potencializou diversos problemas na área da saúde, inclusive os fatores estressores ocupacionais. Faz-se necessária uma síntese de dados da literatura para esclarecer a prevalência dessa síndrome no contexto pandêmico. OBJETIVOS: Identificar a prevalência da Síndrome de Burnout em profissionais médicos que atuaram ou não na linha de frente da pandemia da COVID-19. METODOLOGIA: Revisão sistemática da literatura, em acordo com The PRISMA Statement 2020. As bases de dados pesquisadas foram: Medline, Lilacs e Scielo. Descritores utilizados: “prevalência”, “burnout”, “médicos”, “COVID19”. Foram pesquisados artigos em inglês, espanhol e português publicados entre janeiro de 2020 e junho de 2022. RESULTADOS: Foram analisados 24 estudos com baixo risco de viés, numa amostra de 20.610 médicos, com prevalência de Burnout variando de 9% a 90%, em diversas especialidades médicas. CONCLUSÃO: Os dados encontrados na literatura disponível sobre a síndrome de Burnout em médicos durante a pandemia da Covid-19 foram muito variados. Apesar disso, em grande parte dos estudos a prevalência superou 50% dos profissionais ou chegou bem próximo.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6921
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.