Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6930
Título: Efeitos teciduais dos diferentes lasers na lipoaspiração uma revisão sistemática
Autor(es): Morais, Andréa Lavínia Lima
Palavras-chave: Lipoaspiração
Laser
Efeito tecidual
Data do documento: 2023
Resumo: Lipoaspiração é um dos procedimentos da cirurgia plástica mais realizados atualmente. Sua avaliação envolve uma análise clínica dos sintomas e do impacto nas atividades do paciente. A técnica da lipoaspiração convencional consiste na ruptura mecânica do tecido adiposo, gerando uma perda sanguínea. Com isso, há uma resposta inflamatória que provoca dor pósoperatória, levando o paciente, muitas vezes, a ter que manter-se imobilizado, aumentando, assim, as chances de maiores complicações. O uso do laser nesse procedimento visa promover menor perda sanguínea, melhor retração da pele e outros benefícios, como a diminuição do tempo pós-operatório frente ao retorno às atividades. Nesse sentido, existem diversos tipos de laser que são utilizados na lipoaspiração e seus efeitos são diversos. Sua ação pode variar de acordo com o comprimento de onda e com as diferentes matérias com que interage no tecido subcutâneo, incluindo colágeno, gordura e água. Objetivo: Comparar os efeitos teciduais dos diferentes lasers usados na lipoaspiração. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura de acordo com as orientações PRISMA. As buscas foram feitas nas bases de dados Scielo, Embase, Pubmed, Cochrane e Biblioteca virtual em saúde. Os artigos foram selecionados por dois avaliadores independentes de acordo com os seguintes critérios de inclusão: estudos observacionais, de cortes transversais e coortes, que investigaram uso de laser aplicado em lipoaspiração na cirurgia plástica. Foram incluídos, também, artigos nos idiomas inglês, português e espanhol. Não houve restrição temporal. O processo de seleção dos artigos foi realizado utilizando o rayyan.qrci.org. A análise de risco de viés e qualidade foi realizada utilizando JBI Critical Appraisal Checklist for Analytical Cross Sectional Studies e Newcastle-Ottawa Quality Assessment Form for Cohort Studies. Resultados: Foram avaliados 428 artigos, dos quais 8 foram selecionados após aplicar os critérios de elegibilidade. Como resultado, houve heterogeneidade no tamanho amostral e no tipo de laser utilizado. Já os desfechos clínicos mais avaliados foram a ocorrência de retração de pele e complicações. Ademais, foi realizada a análise de risco de viés que mostrou “boa qualidade” em 5 artigos, “má qualidade” em 1 artigo e “qualidade razoável” em 1 artigo. Conclusão: O estudo mostrou que a lipólise e a retração de pele ocorrem e que o risco de queimadura é baixo. No entanto, faltam evidências para que seja feita uma comparação efetiva dos efeitos teciduais gerados pelo uso do laser.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6930
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.