Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6931
Título: Abordagem diagnóstica de meninas com telarca precoce uma revisão sistemática
Autor(es): Silva, Anelise Maria Nicolau
Palavras-chave: Telarca Precoce
Puberdade Precoce Central
Diagnóstico
Data do documento: 2023
Resumo: Introdução: A telarca precoce pode representar uma condição benigna isolada, ou o início do quadro de puberdade precoce central. Diante da diferente abordagem terapêutica para cada um dos casos, faz necessário o diagnóstico diferencial precoce. O teste de estímulo ao GnRH, no entanto, tido como padrão-ouro, é dispendioso e exige internação para ser realizado, motivando a análise de outros métodos diagnósticos. Objetivos: É objetivo primário avaliar condutas diagnósticas em crianças com telarca precoce isolada e puberdade precoce central. São objetivos secundários descrever as indicações de exames complementares para o diagnóstico diferencial entre as duas patologias e as condutas terapêuticas adotadas frente aos diagnósticos diferenciais das duas patologias. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, elaborada de acordo com a estratégia PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). As bases de dados utilizadas para busca foram PubMed (Public Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), EMBASE (Excerpta Medica dataBASE), Cochrane, Scielo (Scientific Electronic Lybrary Online) e LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Foram incluídos estudos observacionais que tiveram como objeto de estudo métodos diagnósticos para a telarca precoce, publicados entre 2016 e 2021, em inglês, português ou espanhol. Resultados: Foram encontrados nove estudos, que pesquisaram a acurácia diagnóstica dos níveis séricos e urinários de LH, radiografia para avaliação de idade óssea, ultrassonografia pélvica, concentração de FSH, kisspeptina, neuroquinina B, MRK3 e volume hipofisário para o diagnóstico diferencial da telarca precoce. Os níveis séricos de LH, quando dosados apropriadamente, apresentou maior consistência quanto a boa acurácia. Conclusão: As evidências atuais indicam boa acurácia dos níveis séricos de LH e radiografia para avaliação de idade óssea para abordagem diagnóstica. Os demais métodos podem complementar a avaliação. Não houve, no entanto, estudos que propusessem uma avaliação conjunta desses métodos, a fim de compará-lo com o teste de estímulo ao GnRH.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6931
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.