Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6967
Título: Análise da tendência da mortalidade em idosos decorrente de fratura de fêmur em um período de 10 anos no brasil
Autor(es): Silva, Felícia Maciel Brandão da
Palavras-chave: Fratura de fêmur
Internações
Idosos
Data do documento: 2023
Resumo: Introdução: Através da plataforma online do DataSUS, no Brasil, entre os anos de 2013 e 2022, foram notificadas milhares de internações por fratura de fêmur em pessoas com mais de 60 anos. Segundo a Revista Brasileira de Ortopedia, o contingente populacional é acometido, em sua maioria, por quedas de menor impacto, mas que ainda assim resultam em fraturas femorais por conta do enfraquecimento ósseo inerente à progressão da idade. Como a expectativa de aumentou ao longo dos anos, fraturas femorais representam uma patologia frequente para a faixa etária. Objetivo: Analisar a tendência da morbidade hospitalar em idosos em decorrência da fratura de fêmur no período de 2013 a 2022. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo observacional de série temporal, com dados secundários do Ministério da Saúde acessíveis a partir da plataforma DATASUS do Departamento de Informática do SUS, realizado entre o período de 2013 a 2022. Considerou-se as seguintes variáveis: faixa etária (maiores de 60 anos), sexo biológico (feminino e masculino), região de residência do internamento (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) e Cor/raça (branca, preta, amarela, parda ou indígena). Os dados foram armazenados no Microsoft Office Excel, versão 2020, no qual foram analisadas a distribuição percentual das variáveis categóricas e onde elaborou-se os gráficos ou tabelas. Uma regressão linear foi realizada para verificar a tendência temporal do Coeficiente de Incidência de internação por ano, sexo, e região utilizando-se o SPSS versão 21.0. Foram calculados os respectivos valores do β e R2 . Os valores de p-valor < 0,05 foram considerados estatisticamente significantes. Foi calculado o coeficiente de Mortalidade Hospitalar e o coeficiente de Incidência de internação por 105 por região de residência. Resultados: Foram registradas 568.293 internações por fratura de fêmur (>60 anos). O sexo feminino foi mais acometido, representando 65,54% das internações por esta causa na faixa etária de 60 anos ou mais, na região sudeste, em pessoas de raça/cor branca. Conclusão: O coeficiente de internação por fratura de fêmur demonstrou que a chance de internar aumentou ao longo dos anos (>60 anos) em todas as macrorregiões, sendo mais frequente na faixa etária a partir de 80 anos. Entretanto, a mortalidade hospitalar apresentou tendência de queda no período analisado.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6967
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.