Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6970
Título: Eficácia da laserterapia de baixa intensidade no processo de cicatrização tecidual de pacientes queimados
Autor(es): Gousseaud, Gabriel Queiroz
Palavras-chave: Queimados
Cicatrização
Laserterapia
Data do documento: 2023
Resumo: INTRODUÇÃO: Tratar pacientes queimados é um desafio, mesmo com os avanços tecnológicos esse tipo de acidente continua tendo impacto no cenário medico e económico do país. A laserterapia busca acelerar o processo de cicatrização desses pacientes, diminuindo o tempo de internamento e consequentemente um melhor prognostico e menos gastos públicos com saúde. OBJETIVO: Avaliar a eficácia da laserterapia de baixa intensidade no processo de cicatrização tecidual de pacientes queimados. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura com base no banco de dados MEDLINE/ PubMed, Embase e The Cochrane Library. Utilizandos dos descritores “queimados”, “cicatrização” e “laserterapia”. Foi utilizado o protocolo PRISMA 2020 como guia para a revisão sistemática. Para avaliação do risco de viés dos estudos foi utilizada a ferramenta The Cochrane Collaboration’s tool for assessing risk of bias. Foram incluídos apenas ensaios clínicos randomizados que utilizaram a laserterapia em pacientes queimados. RESULTADOS: Cinco estudos foram adicionados e obteve-se a amostra de 63 pacientes queimados que receberam o tratamento laserterápico. Concluiu-se que a laserterapia acelerou o processo cicatricial em todos os pacientes, acelerando a cicatrização completa das queimaduras, alem de reduzir o processo inflamatório, a dor, o edema e processo necrótico.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6970
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.