Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6979
Título: Avaliação de práticas educativas, satisfação e autoconfiança na aprendizagem em estudantes de enfermagem
Autor(es): Abreu Filho, Hamilton Miranda de
Palavras-chave: Educação
Enfermagem
Simulação realística
Satisfação do usuário
Data do documento: 2023
Resumo: INTRODUÇÃO: A simulação realística é um método ativo de ensino implementado na graduação de enfermagem. Essa experiência pode ser avaliada pelo “Questionário de Práticas Educativas” e pela “Escala de satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem” para obter informações sob a ótica dos estudantes, analisando o funcionamento do método e o grau de importância dado a cada aspecto da experiência. OBJETIVO: Avaliar a percepção dos alunos do curso de enfermagem sobre a qualidade das práticas educativas utilizadas no cenário da simulação. MÉTODOS: Estudo observacional, transversal, analítico quantitativo e qualitativo. População-alvo: estudantes de Enfermagem presentes na simulação. A análise de dados quantitativos foi realizada ao final de cada bloco de procedimentos, analisadas divergências e similaridades entre as métricas oriundas da escala de Likert dos questionários aplicados. Por fim as respostas coletadas por extenso, foram elencadas em formato de nuvem de palavras, compondo os resultados qualitativos. RESULTADOS: Trinta e três questionários preencheram os critérios de inclusão. Nessa experiência, ambos os questionários aplicados obtiveram escores médios muito próximos da nota máxima nas respostas objetivas, estando elas congruentes com o grau de importância referido pelos participantes. As respostas discursivas foram convertidas em nuvens de palavras, onde as mais palavras e expressões em maior destaque, são as mais frequentes. Elas demonstraram uma percepção positiva e satisfatória dos alunos de enfermagem sobre a experiência. CONCLUSÃO: Através da análise das percepções acerca da experiência, fica claro o grande potencial do método de ensino, bem como a necessidade de aprimorar e investir cada vez mais para que a experiência seja cada vez mais proveitosa para os estudantes.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6979
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.