Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6983
Título: Características clínicas e desfechos maternos associados à infecção por covid-19 em gestantes uma revisão sistemática.
Autor(es): Melo, Joana Beatryz de Lima
Palavras-chave: Gravidez
Resultado da Gravidez
SARS-CoV-2
Fatores de Risco
Revisão Sistemática
Data do documento: 2023
Resumo: Introdução: No ano de 2020 a OMS declarou oficialmente a pandemia da Covid-19 e a infecção por COVID-19 durante a gestação se tornou uma preocupação global em saúde pública. De acordo com a literatura, é sabido que a gravidez está associada a mudanças significativas na anatomia, fisiologia e bioquímica do corpo humano, afetando os vários sistemas orgânicos de maneira diversa. Devido à falta de informações consolidadas sobre os impactos do novo coronavírus nas mulheres grávidas e nos desfechos maternos, faz-se necessária a realização de maiores investigações a esse respeito. Objetivos: O presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto da infecção por COVID-19 em gestantes, relatar as principais características clínicas observadas em gestantes infectadas por COVID-19, identificar os desfechos mais frequentes em mulheres que foram infectadas por COVID-19 na gestação e descrever os principais fatores de risco associados a desfechos negativos em gestantes infectadas por COVID-19. Metodologia: Este trabalho consiste em uma revisão sistemática da literatura que foi realizada conforme o recomendado pelo protocolo PRISMA. Os artigos incluídos na revisão foram estudos sobre gestantes infectadas por COVID-19 e seus desfechos maternos, publicados em português, inglês ou espanhol entre 2020 e 2022. Apenas foram considerados estudos coorte, caso-controle e transversais que avaliaram dados primários. Foram utilizadas as plataformas LILACS, PubMed e Scielo e os artigos selecionados foram avaliados qualitativamente conforme a Newcastle-Ottawa Scale (NOS) e sua versão adaptada para estudos transversais. Resultados: Inicialmente, 146 artigos foram identificados nas bases de dados e avaliados conforme os critérios de elegibilidade previamente determinados. Ao final da seleção e avaliação qualitativa, 8 foram incluídos. Os resultados desta revisão sistemática revelaram que a maioria dos estudos incluídos (60%) avaliou o desfecho de óbito como o principal resultado observado. Contudo, vale ressaltar que outros desfechos ainda foram avaliados, como morbidade materna e admissão em UTI. Além disso, houve relato de diversas variáveis associadas a desfechos negativos em gestantes infectadas por COVID-19, como idade materna e presença de outras comorbidades. Conclusões: Foi demostrado que as características clínicas de grávidas com COVID-19 são semelhantes às da população em geral, enquanto a infecção em grávidas apresentou maior associação com óbito materno. Outros fatores de risco aparentam ter maior impacto no desfecho da doença do que a gestação isoladamente. Entretanto, os estudos não compararam gestantes infectadas e não infectadas, sendo necessários mais estudos que comparem estes dois grupos e investiguem o impacto da vacinação nos desfechos maternos.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6983
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.