Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6986
Título: Perfil epidemiológico do suicídio no estado da Bahia uma série histórica de 1996 até 2021, periódo pandêmico do covid-19.
Autor(es): Souza, Ian Pessôa Fernandes de
Palavras-chave: Suicídio
Perfil Epidemiológico
Pandemia
COVID-19
Data do documento: 2023
Resumo: Introdução: Ao longo do século XX são diversos os estudos que tentam compreender se há uma relação de causalidade entre as crises econômicas do capitalismo com o aumento da taxa de suicídio. Nesse sentido, levando em conta os impactos socioeconômicos gerados pela pandemia de COVID-19 urge-se a necessidade de avaliar se há impacto da pandemia sobre a taxa de suicídio. Assim, o presente estudo visa analisar o perfil epidemiológico do suicídio no estado da Bahia, no período anterior e durante pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo, observacional, tipo transversal descritivo, de série histórica, com dados agregados e secundários. A população do estudo abrange todos as notificações de óbitos por lesões autoprovocadas intencionalmente no Sistema de Informações de Mortalidade do SUS (SIM/SUS) do Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Atenção Básica a Saúde (SAS) entre os anos 1996 e 2021 no estado da Bahia. Resultados: Os resultados obtidos apontam que o Núcleo Regional de Saúde de Jacobina foi a região da Bahia com a maior taxa de suicídio desde o ano de 2012, além disso, constatouse aumento considerável da taxa de suicídio entre os anos 2018 e 2021. Entretanto, os anos de 2018 e 2019 tiveram um crescimento da taxa de suicídio maior do que no período no período da pandemia. Além disso, verificou-se que atualmente os núcleos regionais de saúde que possuem a maior taxa de suicídio são respectivamente: NRS – Jacobina, NRS – Barreiras e NRS – Vitória da Conquista. Por fim, dentro das variáveis analisadas, notou-se que o grupo com maior taxa de suicídio é composto por homens, pardos, solteiros, na faixa etária de 40 e 49 anos, tendo como principal método lesivo empregado a auto asfixia. Conclusão: O presente estudo observou que apesar de haver aumento na taxa de suicídio durante os anos da pandemia, esse aumentou seguiu um ritmo de crescimento inferior ao dos anos anteriores, o que permite verificar que a pandemia não proporcionou um aumento na taxa de suicídio no estado Bahia.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6986
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.