Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6996
Título: A percepção da família no diagnóstico de tea – um estudo transversal qualitativo
Autor(es): Mendes, Kaio Gabriel Carvalho
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista
Complicações
Família
Genética
Diagnóstico
Data do documento: 2023
Resumo: Introdução: O TEA é um dos transtornos neuropsiquiátricos mais falados atualmente, apesar de muitos ainda não conhecerem a fundo o tema e os impactos que causam na esfera familiar. Objetivo: Essa pesquisa teve como intuito buscar e analisar as transformações ocorridas na esfera familiar no momento em que ocorre o diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA) em algum membro da família e no decorrer do tratamento inicial. Sendo assim, esse estudo trará informações de como o TEA é capaz de interferir no comportamento, na interação social e no estilo de vida da família. Métodos: A metodologia utilizada consiste na aplicação de um questionário semiestruturado após a consulta de diagnostico/ acompanhamento do TEA trazendo questões quantitativas e qualitativas do desenvolvimento do transtorno. Os dados foram coletados com diversas famílias e a análise do material teve como base a análise do conteúdo coletado ao longo das entrevistas. Foram incluídos na pesquisa familiares de crianças e pré-adolescentes que receberam recentemente (até um ano) o diagnóstico de TEA. Resultados e discussão: Os resultados dessa pesquisa evidenciaram as diversas maneiras de como a esfera familiar reagiu ao diagnóstico dado naquele momento, tendo como exemplo familiares que aceitaram o diagnóstico da melhor maneira possível, levando a sério o que foi dito em consulta e buscando o melhor para seu filho. Uma outra parte, enfrentando sérios problemas de rejeição, negação do quadro, bem como financeiros. Assim, e com o decorrer do tempo, foi possível analisar a evolução ou involução da dinâmica familiar com acompanhamentos adequados. Conclusão: Concluiu se que os portadores do espetro autista tem sido expostos às mais variadas fases da aceitação familiar, da negação, da quebra de expectativas e da adaptação necessária. Dessa forma, mostrou se necessário buscar entender a complexidade do indivíduo com TEA e ajudá-lo no seu desenvolvimento.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6996
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.