Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6999
Título: Alterações respiratórias em adultos obesos e a prática de exercício físico: uma revisão de literatura
Autor(es): RIBEIRO, Mateus Bonfim
Palavras-chave: Obesidade
Adultos
Transtornos respiratórios
Exercício físico
Data do documento: 2023
Resumo: Introdução: A obesidade é uma doença crônica que é tratada como uma epidemia, podendo contribuir com o agravo ou aparecimento de doenças respiratórias. O exercício físico pode ser um grande aliado no controle da obesidade e no tratamento ou prevenções de alterações respiratórias. Objetivo: Identificar possíveis fatores que levem a aumentar o entendimento de como o exercício físico pode ou não ser benéfico em adultos obesos com alterações respiratórias. Métodos: Revisão de literatura na qual foram selecionados artigos através das estratégias de busca por meio dos bancos de dados: Scientific Electronic Library (SciElO), U.S. National Library of Medicine (PubMed), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs). Resultado: Foi construída uma tabela separada em autor/ano, objetivo, método e principais resultados, foram encontrados 86 artigos e após a seleção detalhada restaram 8. Os estudos encontraram que o exercício físico (controlando a sua intensidade) pode ser benéfico para adultos obesos, de modo que, venha a melhorar as suas condições respiratórias e associado com a perda de peso pode promove melhores condições de saúde e risco de possíveis casos patológicos se agravarem, como a asma. Conclusão: Os estudos mostraram que as alterações respiratórias podem piorar ou se desenvolver em indivíduos obesos. O exercício físico irá contribuir aumentando o gasto calórico e a aptidão respiratória, diminuindo riscos de possíveis casos se agravarem.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6999
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATEUS BONFIM RIBEIRO.pdf161,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.