Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/70
Título: Não aderência à hemodiálise: prevalência e fatores associados
Autor(es): Souza, Carlos Alfredo Marcílio de
Cruz, Constança Margarida Sampaio
Moura Junior, José Andrade
Rocha, Mário de Seixas
Barroso Junior, Ubirajara de Oliveira
Dantas, Lianna Gabriella Gonçalves
Palavras-chave: Hemodiálise
Doença renal crônica
Não aderência
Prevalência
Data do documento: 2013
Editor: Escola de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Não aderência (NA) a terapia dialítica pode ser um comportamento do paciente perante as demandas da hemodiálise (HD). Neste estudo, a NA foi avaliada por assiduidade ao tratamento e medidas laboratoriais que refletem aderência à dieta e medicações. Objetivos: Avaliar prevalência e fatores associados à NA dos pacientes com doença renal crônica em tratamento de HD. Material e Métodos: Estudo transversal, com 255 adultos em HD há mais de três meses. Faltar a uma sessão de HD ao mês, reduzir uma sessão por pelo menos 10 minutos ao mês, relação entre tempo de HD realizado e prescrito menor que 100%, fósforo > 7,5 mg/dL e potássio > 6,0 mmol/L foram indicativos de NA. Associação de NA com variáveis sociodemográficas e clínicas foi realizada através de regressão logística. Resultados: A média de idade foi 50±13,1 anos, 62,7% do gênero masculino, 85,5% de afrodescendentes e 62% casados. As prevalências de NA foram: 51,8% dos pacientes não realizaram 100% do tempo de diálise prescrito, 49% reduziram a sessão, 18% apresentaram hipercalemia, 12% apresentaram hiperfosfatemia e 8% faltaram à HD. Os fatores associados à NA foram: idade até 50 anos, não estar casado, menor renda familiar, morar sozinho, etnia afrodescendente, residir em Salvador, Kt/V < 1,3 e diurese residual < 100 ml/dia. Conclusões: NA é freqüente, e variáveis sociodemográficas e clínicas distintas estão associadas a diferentes parâmetros de não aderência à HD.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/70
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIANNA GABRIELLA GONÇALVES DANTAS.pdf653,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.