Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7005
Título: Fatores de risco associados a infecção urogenital em mulheres brasileiras no século XXI
Autor(es): Martins, Larissa Suzart
Palavras-chave: Infecção de Trato Genital
Infecção de Trato Urinário
Fatores de Risco
Saúde Pública
Data do documento: 2023
Resumo: INTRODUÇÃO: As infecções urogenitais reúnem as patologias resultantes da inflamação e multiplicação de patógenos nos tratos urinário e/ou genital, possuindo elevada morbidade em mulheres em território brasileiro. OBJETIVO: Analisar os fatores de risco associados ao desenvolvimento de infecções urogenitais em mulheres brasileiras no século XXI. METODOLOGIA: O presente trabalho constitui-se uma revisão sistemática a partir de artigos relacionados à infecções urogenitais, publicados em língua portuguesa ou inglesa entre janeiro de 2000 até dezembro de 2021. RESULTADOS: Os principais fatores de risco para infecções genitais encontrados foram número elevado de parceiros sexuais, baixa renda, baixa escolaridade e tabagismo. Os patógenos de infecções genitais mais encontrados foram C. trachomatis, T. vaginalis, N. gonorrhoeae e C. albicans. CONCLUSÃO: A infecção genital está relacionada à fatores socioeconômicos, comportamentais e educacionais; motivo pelo qual existe uma elevada incidência de C. trachomatis, T. vaginalis, N. gonorrhoeae e C. albicans em mulheres que vivem em condições de vulnerabilidade social.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7005
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.