Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7007
Título: Correlação entre o comportamento sedentário e o risco de quedas em idosas praticantes de hidroginástica
Autor(es): SANTANA, Ruan Soares de Moura
PINTO, Lelia Lessa Teixeira
Palavras-chave: Educação física
Hidroginástica
Envelhecimento
Idosas
Data do documento: 2023
Resumo: INTRODUÇÃO: uma das alterações decorrentes do envelhecimento é a mudança no estilo de vida, assim o aumento do tempo despendido em comportamento sedentário. Sendo que, independentemente do nível de atividade física da pessoa, alto tempo em comportamento sedentário pode estar associado a efeitos negativos na funcionalidade e qualidade de vida, incluindo o risco de quedas. OBJETIVO: verificar o nível de correlação entre comportamento sedentário e risco de quedas em idosas praticantes de hidroginástica. MÉTODOS: estudo de corte transversal sendo elegível idosas praticantes de hidroginástica com idade igual ou superior a 60 anos. Para avaliar o risco de quedas, foi utilizado o teste de levantar e caminhar da bateria Senior Fitness Test (SFT) e para o nível do comportamento sedentário, o IPAQ (Questionário Internacional de Atividade Física), através do domínio de tempo sentado. RESULTADOS: Composto por 25 idosas com média da idade de 68±5,92 anos os resultados apresentaram correlação moderada para risco de quedas e tempo em comportamento sedentário em um dia de semana com valor de r = 0,460 e p = 0,031 como também para um dia de final de semana valor de r = 0,510 e p = 0,015. CONCLUSÃO: Houve uma correlação positiva e moderada entre o teste de levantar e caminhar para avaliação do risco de queda e o comportamento sedentário entre as idosas praticantes de hidroginástica.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7007
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RUAN SOARES DE MOURA SANTANA.pdf198,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.