Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMenezes, Luísa Maquieira-
dc.date.accessioned2023-08-04T12:47:41Z-
dc.date.available2023-08-04T12:47:41Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7030-
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.description.abstractIntrodução: inserida na temática do profissionalismo médico, a custo-consciência se propõe a garantir a qualidade, a assegurar a ética e a otimizar os custos das abordagens médicas. A percepção dos estudantes de medicina sobre essa importante temática ainda é pouco explorada. Objetivos: descrever a percepção da custo-consciência no currículo médico, pelos estudantes de medicina; analisar os discursos acerca da percepção dos estudantes com o atual estado da arte. Metodologia: estudo de natureza descritiva de abordagem qualitativa. O estudo faz parte de um projeto matriz intitulado “Impacto da Campanha Choosing Wisely no Internato Médico”; foi utilizado um questionário aplicado na plataforma SurveyMonkey® em alunos do 10º semestre de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. A análise qualitativa foi realizada por meio da análise de conteúdo de Laurence Bardin com categorias definidas a priori e emergentes. Para a etapa de categorização, foram convidados dois pesquisadores membros do Grupo de Pesquisa Pró-Ensino na Saúde. Resultados: foram analisadas 66 respostas ao formulário, que geraram 87 unidades de registro. Após os processos de análise e tratamento de dados, foram identificadas quatro unidades temáticas por categorias de análise com suas subcategorias: 1. Princípio da prioridade do bem-estar do paciente; 2. Princípio da justiça social; 3. Princípio da autonomia; 4. Formação do médico. Os resultados possibilitaram o aprofundamento em temas como a diminuição dos riscos ao paciente, a deficiência do sistema de saúde brasileiro e a influência da mídia na prática médica. Conclusão: alunos expostos a campanhas de custo-consciência na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública foram capazes de assimilar os conhecimentos necessários para compreender a relevância da temática e sua aplicabilidade na prática médica. A implementação da custoconsciência no currículo médico é um método adequado para proporcionar mudanças concretas na realidade médica atual.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectTécnicas Educacionaispt_BR
dc.subjectCustos em Cuidados de Saúdept_BR
dc.titlePercepção da custo-consciência por estudantes de medicina uma análise qualitativapt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.