Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7047
Título: Perfil de pacientes com disfagia submetidos a videoendoscopia da deglutição
Autor(es): Silva, Maria Clara Andrade Teles da
Palavras-chave: Disfagia
Orofaringe
Vídeoendoscopia da deglutição
Distúrbios neurológicos
Data do documento: 2023
Resumo: INTRODUÇÃO: A Vídeoendoscopia da deglutição (VED) é muito utilizada para a avaliação minuciosa da disfagia, especialmente na fase orofaríngea, já que esta contém os principais mecanismos de proteção das vias aéreas. Dessa forma, o exame é confirmatório para a ocorrência de penetração ou aspiração em pacientes em investigação e um método seguro e disponível. OBJETIVO PRIMÁRIO: Identificar o perfil dos pacientes com disfagia submetidos à VED. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo observacional de corte transversal, descritivo e analítico de coleta de dados contidos em prontuário médico de uma clínica privada de otorrinolaringologia no período de maio de 2018 a maio de 2022. Os dados foram tratados e analisados através do Software Statistical Package for Social Sciences, versão 22.0 para Windows (SPSS inc, Chicago, II). RESULTADOS: A média de idade afetada é a população idosa, do sexo masculino, tendo o acidente vascular encefálico uma grande causa para a disfagia alta e associações estatísticas significativas entre a faixa etária dos pacientes e o grau de disfagia (p=0,079), bem como o sexo dos pacientes associados aos achados no exame (p=0,022). CONCLUSÃO: O estudo buscou expor as principais causas de disfagia, as principais características dos pacientes e os achados mais comuns na VED para que formas de prevenção possam ser alcançadas, auxiliando a equipe multiprofissional a manejar de forma mais eficiente a disfagia alta.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7047
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.