Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/705
Título: Aspéctos éticos na retirada de introdutor percutâneo pelo enfermeiro
Autor(es): Jcobina, Fernanda Marques Barberino
Graia, Taina Miranda
Gomes, Maria de Lourdes
Palavras-chave: Enfermagem
Hemodinâmica
Legislação de enfermagem
Data do documento: 2016
Resumo: O setor de hemodinâmica destina-se a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos com fundamental atuação da enfermagem. A retirada do introdutor é uma prática crescente entre os enfermeiros, devendo estes serem capacitados e terem conhecimentos para tal função. O conselho federal de enfermagem (COFEN) e os conselhos regionais de enfermagem (COREN) emitiram parecer legalizando a atuação do enfermeiro na prática de retirada do introdutor. Este estudo objetivou avaliar a competência legal do enfermeiro na retirada de introdutor no serviço de Hemodinâmica em pacientes submetidos a procedimentos intervencionistas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório com análise de conteúdo das fontes utilizadas. Os resultados evidenciaram que a participação do enfermeiro na unidade de hemodinâmica é imprescindível para o seu bom funcionamento e andamento dos fluxos. A sua atuação na retirada dos introdutores após os procedimentos tem se tornado uma prática comum e segura, já legalizada por seus diversos conselhos. Conclui-se que o enfermeiro deverá possuir competência e habilitação para proceder à retirada de cateter introdutor, devendo avaliar a sua competência técnica, cientifica e ética, desde que o mesmo tenha se submetido a um curso de especialização e siga o protocolo institucional.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/705
Aparece nas coleções:Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Retiradataina1.pdf122,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.