Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7069
Título: Efeitos da lipoaspiração a laser no tratamento da ginecomastia revisão sistemática
Autor(es): Ferreira, Rafaela Silva
Palavras-chave: Ginecomastia
Lipoaspiração
Laser
Data do documento: 2023
Resumo: INTRODUÇÃO: A ginecomastia é definida como a proliferação benigna do tecido glandular da mama em homens. Com o avanço das técnicas cirúrgicas, foram sendo elaborados métodos de tratamento seguros, menos invasivos e eficazes, como a lipólise assistida a laser (LAL), que minimizam as repercussões para o paciente no pós-operatório, promovendo uma rápida recuperação e benefício da retração de pele, gerando melhor grau de satisfação dos pacientes. Entre os lasers que têm sido amplamente utilizados, estão o laser diodo, o YAG laser e o CO2 laser. OBJETIVO: Avaliar a eficácia da lipoaspiração com laser no tratamento de pacientes com ginecomastia. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão sistemática com artigos coletados, realizados nos últimos 10 anos, no PubMed, Scielo Scopus, REBEC, ICTRP e BVS com a combinação dos descritores “gynecomastia AND lipectomy OR liposuction AND laser”, obtidos pelo DeCS/MeSH, buscando trabalhos em inglês, português e espanhol. Como guia para elaboração dessa revisão foi utilizado o PRISMA e para a avaliação da qualidade metodológica dos artigos, o Strobe. RESULTADOS: No total, foram selecionados 27 artigos. Após a primeira avaliação em relação aos critérios de elegibilidade, 16 dos 27 artigos foram descartados, dois por serem revisões sistemáticas, três por não se tratar do tema do estudo, seis estarem fora do período especificado do estudo e dez estarem duplicados. Destes, permaneceram seis artigos para a leitura do resumo e apenas um foi descartado por não corresponder ao que está sendo pesquisado. Por fim, os cinco artigos restantes foram selecionados para a aplicação do checklist Strobe. Destes, nenhum artigo foi descartado pois estavam com um aproveitamento superior à média, portanto, 5 artigos foram incluídos na revisão sistemática. CONCLUSÃO: Quando comparada com a cirurgia convencional, a LAL apresenta redução de repercussões pós-operatórias, melhoria no tempo de recuperação dos pacientes e melhores resultados estéticos e elevado grau de satisfação.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7069
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.