Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/708
Título: Internações e óbitos por transtornos de condução e arritmias cardíacas no Estadoda Bahia
Autor(es): Maltez, Ângela Conceição Sena
Moura, Liliane Ferreira
Gomes, Maria de Lourdes de Freitas
Palmeira, Catia Suely
Palavras-chave: Arritmias cardíacas
Doenças cardiovasculares hospitalização
Mortalidade
Enfermagem
Data do documento: 2016
Resumo: Introdução: As doenças cardiovasculares são consideradas importante causa de morbimortalidade na população do Brasil e dentre tais doenças, encontram-se os transtornos de condução e as arritmias cardíacas. Objetivo: Descrever o perfil de internações hospitalares e dos óbitos por transtornos de condução e arritmias cardíacas (TCAC) na população no estado da Bahia entre janeiro 2010 a dezembro 2015. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo que utilizou dados secundários disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), correspondentes ao capítulo IX do CID-10, englobando as seguintes variáveis: sexo, raça/cor da pele, faixa etária, regime e caráter de atendimento. Resultados: No período ocorreram 15.249 internações e 989 óbitos, destacando, o sexo feminino e pessoas da raça/cor parda com maior registro de casos. A faixa etária que apresentou maior frequência de internações e óbitos foi a de 60 e 79 anos. Observou-se 3 maior número de internações e óbitos relacionados ao caráter de emergência, de internações no regime privado e de óbitos no regime publico. Conclusão: Os resultados sugerem que os TCAC representam importantes causa de internações e de óbitos pela sua elevada frequência, sendo assim necessário reflexão sobre a qualidade da assistência e do registro desse agravo nos serviços de saúde.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/708
Aparece nas coleções:Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Internações e Óbitos por TCAC no Estado da Bahia.pdf396,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.