Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7084
Título: Rastreio do risco da sarcopenia pós-covid-19 através do sarc-f um estudo transversal
Autor(es): Ribeiro, Victoria Fontes Fernandes
Palavras-chave: SARS-CoV-2
COVID-19
Sarcopenia
SARC-F
Data do documento: 2023
Resumo: Introdução: O vírus SARS-CoV-2 foi descoberto em janeiro de 2020, tomando proporções mundiais e ocasionando alto número de infectados e mortes em pouco tempo. Observou-se uma relação entre a infecção e o comprometimento muscular, uma vez que os indivíduos que sobreviveram apresentaram redução de massa e fraqueza muscular, caracterizando a sarcopenia pós-COVID-19. Objetivo: Avaliar a efetividade do SARC-F no rastreio da sarcopenia pósCOVID-19. Método: Trata-se de um estudo observacional explanatório, de corte transversal, que integra um estudo mãe, cuja proposta é rastrear indivíduos com sarcopenia infectados e não infectados pelo SARS-CoV-2. A coleta de dados foi realizada na Clínica de Fisioterapia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e a amostra será por amostragem não probabilística do tipo sequencial, através da metodologia Bola de Neve. Foi aplicado um questionário sociodemográfico semiestruturado, o questionário SARC-F para rastreio de perda de massa muscular e foi aplicado o teste de força de preensão palmar (FPP). Os dados foram armazenados no programa RedCap e a análise estatística foi realizada nesse mesmo software. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética Médica em Pesquisa da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, sob o número: 5.272.267. Resultados: Este estudo demonstrou que a cada 100 pessoas que responde o questionário SARC-F, 2 possuem falso negativo e 11 falso positivo. Conclusão: O presente estudo indica que, na amostra avaliada, o SARC-F apresentou maior especificidade do que sensibilidade no rastreio da sarcopenia pósCOVID-19.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7084
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.