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Título: Avaliação do conhecimento de estudantes de medicina e do ensino curricular em oftalmologia em três escolas médicas do estado da Bahia
Autor(es): CAMELIER, Aquiles Assunção
MARBACK, Eduardo Ferrari
MENDES JUNIOR, Epaminondas de Souza
Palavras-chave: Educação médica
Currículo
Atenção primária
Objetivos de aprendizagem
Escolas médicas
Oftalmologia
Data do documento: 14-Abr-2023
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: INTRODUÇÃO: O conhecimento em oftalmologia para o médico generalista ou que atende na atenção primária é fundamental. Estudos tem demonstrado uma aquisição insuficiente dos conhecimentos oftalmológicos nos estudantes de medicina, bem como uma não padronização nos currículos incluindo carga horária, conteúdo e obrigatoriedade da disciplina. OBJETIVO: Avaliar o nível de conhecimento em oftalmologia de estudantes de medicina provenientes de três Instituições de Ensino Superior (IES) na Bahia além de analisar o plano de ensino de Oftalmologia no currículo desses três cursos e compará-los com as diretrizes do Conselho Internacional de Oftalmologia. METODOLOGIA: Foram propostos dois estudos: um estudo transversal onde um questionário de conhecimentos básicos em oftalmologia foi aplicado a 104 alunos das três IES e continha perguntas sobre dados sociodemográficos e conhecimentos básicos de oftalmologia. O outro estudo foi uma análise documental onde se buscou comparar os objetivos e conteúdo programático, bem como as ementas, as competências e a carga horária dos três cursos selecionados. RESULTADOS: Em média, a amostra de estudantes obteve um percentual de acertos de 52,7 ± 19,4% no questionário aplicado. Dentre as variáveis estudadas, a que demonstrou maior associação com uma obtenção de uma maior média de acertos no questionário aplicado foi a realização de estágio opcional em oftalmologia pelos estudantes. A análise documental feita nos três planos de ensino mostrou que os mesmos não contemplavam a aquisição das competências mínimas sugeridas pelo Conselho Internacional de Oftalmologia, bem como foi encontrada uma variação significativa nas cargas horárias destinada ao ensino da oftalmologia nos três cursos avaliados. Quando se comparou a média de acertos entre os alunos das IES participantes, percebeu-se uma maior média na IES que possui maior carga horária (p<0,05). CONCLUSÂO: A média de acertos no questionário de avaliação de conhecimentos em oftalmologia foi considerada insuficiente pelos autores, o que torna necessário uma reavaliação do processo de ensino e aprendizagem em oftalmologia durante a graduação nas três IES. Também foi verificado uma inadequação das ementas das disciplinas com o proposto pelas diretrizes do Conselho Internacional de Oftalmologia.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7093
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