Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7096
Título: Estudo termográfico da região do sulco nasolabial de mulheres submetidas ao preenchimento com ácido hialurônico
Autor(es): MEDRADO, Alena Ribeiro Alves Peixoto
MARTINS, Gabriela Botelho
FERNANDES, Atson Carlos de Souza
REIS, Silvia Regina de Almeida
CARVALHO, Fernanda Christina de
Palavras-chave: Termografia
Ácido hialurônico
Agentes de preenchimento dérmico
Data do documento: 5-Mai-2023
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: Em razão dos crescentes casos de complicações imediatas e tardias resultantes da ação de preenchedores faciais a exemplo do ácido hialurônico (AH), urge a necessidade de se avaliar melhor o efeito destes procedimentos estéticofuncionais. Neste sentido, a utilização da Termografia Infravermelha (TIV) como ferramenta auxiliar para o diagnóstico de disfunções sugestivas de inflamação e isquemia local, torna-se relevante. Objetivos: Descrever o coeficiente térmico da região do Sulco Nasolabial (SNL) de pacientes submetidas ao preenchimento com AH nesta região, através da TIV e sugerir a ocorrência de possíveis complicações pósoperatórias. Métodos: Estudo prospectivo com 25 pacientes do sexo feminino, com faixa etária média de 49 anos, provenientes de uma clínica privada. Foram realizadas capturas de imagem térmica com câmera acoplada a um smartphone, antes, imediatamente após, com 1 hora, 3 horas e 28 dias após o preenchimento da região do SNL, com AH. Resultados: A análise visual termográfica de zonas de esfriamento e aquecimento na face permitiu a identificação de áreas de hipoperfusão ou hiperemia reativa. No lado direito, logo após a injeção do AH, ocorreu um aumento significativo da temperatura em relação à basal nas regiões de interesse (ROIs) 1, 2 e 3. Observouse estas mesmas características no lado esquerdo, porém sem significância estatística. No período de 3 horas, constatou-se diminuição do coeficiente térmico nos lados direito e esquerdo da face, com diferença estatisticamente significativa nas ROIs 3, 4, 5 e 6 (p˂0,05). Ainda aos 28 dias, as ROIs 1 e 4 apresentaram maior temperatura que as demais ROIs (p˂0,05). Conclusões: A implementação da avaliação por termometria cutânea no protocolo clínico de exame de indivíduos submetidos ao preenchimento com AH, pode ser utilizada como um método objetivo de monitoramento da rede microvascular refletido pelas variações de temperatura.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7096
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.