Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7105
Título: Perfil epidemiológico dos pacientes diagnosticados com tuberculose, em Salvador-ba, entre 2010 e 2019
Autor(es): Amorim, Guilherme Almeida Farias
Palavras-chave: Tuberculose
Perfil sociodemográfico
Epidemiologia
Data do documento: 2022
Resumo: INTRODUÇÃO: A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, conhecida como bacilo de Koch, que afeta principalmente os pulmões, mas pode se manifestar clinicamente de inúmeras maneiras e em vários órgãos, sendo considerada a segunda maior causa de mortes no mundo, ficando atrás somente da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Salvador, capital da Bahia, no ano de 2015, apresentou uma taxa de incidência muito maior do que a nacional. Por isso, torna-se necessário estudar o perfil epidemiológico da doença na capital baiana para que, os órgãos responsáveis pela saúde pública, possam traçar estratégias de combate. OBJETIVOS: Analisar o perfil epidemiológico dos casos de tuberculose em Salvador – Bahia, de 2010 a 2019. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo epidemiológico utilizando dados secundários do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). A população de estudo foi constituída pelas notificações de tuberculose, considerando como variáveis desse estudo: sexo, idade do diagnóstico, raça/cor, forma clínica etc. RESULTADOS: O coeficiente de incidência do estudo no período de análise apresentou o ano de 2010 com maior taxa de incidência (115 casos/100.000 hab.) e 2015 e 2017 com menores taxas (85 casos/100.000 hab.). As notificações em sua maioria (63,19%) apresentavam na população do sexo masculino, em pessoas de pele parda (55%) na faixa dos 30 a 39 anos (22,2%). A cultura de escarro não foi realizada por 67,48% dos pacientes enquanto que 92,83% das baciloscopias do 6° mês foram ignoradas. CONCLUSÃO: A tuberculose é um problema de saúde pública que atinge pessoas adultas e economicamente ativas, muitas vezes com baixa instrução e que por vezes negligenciam a doença. Comprova-se também a baixa qualidade da triagem e feitura de exames, que deve urgentemente ser realizado com melhor qualidade de atenção para que seja possível diagnosticar e tratar com efetividade a doença.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7105
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.