Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7118
Título: Ventilação limitada pela driving-pressure uma revisão sistemática com metanálise
Autor(es): Castro, Igor Lima Vieira de
Palavras-chave: Ventilação mecânica
Data do documento: 2022
Resumo: INTRODUÇÃO: A ventilação mecânica (VM) tem se mostrado o principal dispositivo invasivo para falência respiratória, com o objetivo de manter a oxigenação e a ventilação adequada para atender às demandas metabólicas do corpo. Um importante estudo realizado em 2015 concluiu que a driving-pressure (DP) é o parâmetro ventilatório mais fortemente associado à mortalidade em pacientes ventilados mecanicamente. Por isso, essa revisão sistemática visou estudar as evidências mais recentes acerca da ventilação limitada por DP. OBJETIVO: Sumarizar as evidências acerca dos impactos da ventilação limitada por DP comparada a uma abordagem de DP livre em pacientes ventilados mecanicamente. MÉTODO: Trata-se de uma revisão sistemática com metanálise, observando os critérios estabelecidos pelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) guideline de 2020. A busca de literatura foi realizada nas bases de dados: MEDLINE/Pubmed, Embase, Cochrane Library, Lilacs/bvs, PEDro e Sciencedirect por meio da combinação de descritores e operadores boleanos, incluindo termos do MeSH e DeCS. RESULTADOS: Essa revisão incluiu 8 ensaios clínicos controlados, com um total de 4442 pacientes, em que 5 estudos avaliaram mortalidade, enquanto 2, o tempo de permanência em UTI, 2 o tempo de VM/dias livres de VM, e 5, a gravidade clínica do paciente. Mortalidade, tempo de permanência em UTI, tempo de VM/dias livres de VM e gravidade clínica foram desfechos que apresentaram melhores resultados na abordagem limitada por DP em comparação à abordagem protetora convencional, na maioria dos estudos analisados. A metanálise realizada para mortalidade evidenciou ausência de diferença significativa para esse desfecho (RR 0,52 95% IC: 0,16 a 1,72; N=141); I²=52%. CONCLUSÃO: Concluiu-se que a abordagem limitada por DP não promoveu redução significativa na mortalidade, tempo de permanência na UTI, dias livres de VM e gravidade clínica em pacientes internados em VM. Entretanto, são necessários mais ensaios clínicos controlados com maior amostra e melhor delineamento, para conferir maior poder estatístico aos resultados.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7118
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.