Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7120
Título: Raça e medicina um olhar para a vivência de estudantes negros de medicina em uma instituição privada de ensino
Autor(es): Santos, Iris Beatriz Cana Brasil
Palavras-chave: Estudantes de Medicina
Raça
Experiência de Vida
Racismo
Instituição de Ensino privada
Ações afirmativas
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), mais da metade da população brasileira é negra e essa conjuntura não é a observada nas faculdades por conta das iniquidades raciais do período pós-colonial. O acesso do negro ao nível superior em instituições públicas de ensino é um desafio mesmo com a criação da lei das cotas em 2012 e, tratando-se do curso de medicina em instituições privadas, o acesso se torna ainda mais difícil. Diante do contexto, a vivência de estudantes negros em uma instituição privada de ensino no curso de medicina, é significativa, sendo importante ressaltar a maneira como se dá essa experiência de formação considerando como a raça, a classe social, o gênero, a sexualidade e as experiências de racismo acarretam nessa vivência. Objetivos: O presente estudo buscou compreender como os estudantes negros vivenciam a formação no curso de medicina em uma instituição privada de ensino. Metodologia: Este trabalho é um estudo qualitativo, primário, exploratório e transversal. O estudo foi realizado na Escola Bahiana de Medicina de Saúde Pública (EBMSP), uma escola de saúde privada e sem fins lucrativos com estudantes autodeclarados negros matriculados no curso de medicina em 2022 cursando do 3º ao 12º semestre. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada. O método de coleta de dados foi o Bola de Neve. Resultados e Discussão: Foram entrevistados 9 estudantes autodeclarados negros do 5º ao 9º semestre, dos quais 6 são pretos e 3 pardos. As idades variaram de 21 a 25 anos, todos pertencem à classe média e têm, pelo menos, um dos pais com ensino superior completo. Todos os entrevistados se identificaram como cisgênero, sendo mulheres e heterossexuais a maioria (6). Os dados obtidos pelas entrevistas foram redigidos e analisados e deles emergiram 4 categorias:(1) A escolha de fazer medicina; (2), Ser um (a) estudante de medicina negro (a) em uma instituição privada de ensino, (3) Racismo e a faculdade de medicina privada e (4) Saúde mental do estudante de medicina negro dentro de uma instituição privada de ensino. Essas quatro categorias agrupam também subcategorias que tornaram possível uma melhor compreensão das nuances dos dados. Considerações finais: Ser uma pessoa negra em uma instituição privada de ensino e em um curso de maioria branca e elitizada, como a medicina, é difícil. No entanto, o maior desafio, é ser negro no Brasil. Por isso é importante enxergar a vivência do indivíduo no meio acadêmico considerando sua integralidade, valorizando sua identificação racial, sua sexualidade e seu contexto sociocultural, já que todos esses fatores o atravessam e são determinantes nessa experiência de formação que, para essas pessoas, de uma maneira especial, é uma forma de visibilidade, de resistência e representa um potencial transformador social.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7120
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.