Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7122
Título: Saúde menstrual entre estudantes adolescentes
Autor(es): Ferreira, Isabele Bacelar
Palavras-chave: Menstruação
Adolescente
Estudantes
Absenteísmo
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: A higiene menstrual é uma questão de saúde pública e um direito humano. A despeito disso, o acesso a condições sanitárias adequadas para o manejo da menstruação, bem como a produtos menstruais e informações de qualidade são atualmente dificultados pela pobreza menstrual. Objetivo: Avaliar a saúde menstrual entre estudantes adolescentes. Metodologia: Foram selecionadas 30 adolescentes escolares (pelo menos 3 anos estudados) entre 10 e 19 anos, que já tiveram a menarca e que menstruaram nos 6 meses anteriores, atendidas no Ambulatório Docente Assistencial da Bahiana (ADAB), para responder a um questionário pré-escala e à The Menstrual Practice Needs Scale (MPNS-36), que mensura o quanto as necessidades menstruais estão sendo atendidas através de uma pontuação de 0 a 3. Resultados: A média de idade das participantes foi de 14,6 anos, com menarca em média aos 10,9 anos. Cerca de 53% estavam no ensino fundamental e 48% possuíam renda familiar mensal entre R$ 1000,00 e R$ 1500,00. Todas as participantes referiram estudar. A maioria (70%) não possuía plano de saúde. Apenas 23% conheciam o termo “pobreza menstrual”. Cerca de 57% referiram ter faltado à escola ou outro compromisso por conta da menstruação. O material utilizado durante o período menstrual foi, predominantemente, o absorvente descartável. O escore médio de na MPNS-36 foi de 2 pontos. Conclusão: A maioria das estudantes referiu absenteísmo devido ao período menstrual. Todas elas tiveram acesso a absorvente descartável. Suas necessidades menstruais foram melhores supridas quanto a produtos menstruais e ambiente domiciliar, sendo menos contempladas quanto à confiabilidade.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7122
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isabele Bacelar Ferreira - Saúde menstrual entre estudantes adolescentes - 2022.pdf562,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.